Planejamento e Gerenciamento
Esta etapa no ponto de vista técnico é a mais importante em um projeto, nela é definido todas as outras etapas como tempo de obra, custos, tipos de materiais a serem adquiridos e as responsabilidades das pessoas envolvidas desde o ajudante até o cliente. Raramente um projeto bem planejado vem sofrer algum imprevisto.
Veja abaixo resumidamente alguns itens imprescindíveis em nossos projetos, seja ele de pequeno ou grande porte.
- Compatibilização de Projetos: Na maioria das vezes os projetos são feitos por diferentes profissionais, um engenheiro faz o projeto de fundação, outro de estrutura e outro de hidráulica; e posteriormente outro ira executar. Nessa etapa antes da execução deve haver a compatibilização, ou seja, é a sobreposição dos desenhos e medidas para que fique certificado que um desenho esteja em sintonia com o outro assim evitamos as falhas de execução, retrabalhos e temos informação exata do quantitativo de materiais e tipo de mão de obra a ser empregada no projeto.
Abaixo um grafico que a ponta a origem da maior parte dos problemas da construção civil (esq.) e o processo que utilizamos em nossa empresa para evitar essas falhas ( dir.)

- Levantamento Quantitativo e Definição de Materiais: Nesta etapa é feito um levantamento detalhado do que será necessário para a execução e quais tipos de materiais a serem empregados na obra; como por exemplo: se vai ser piso cerâmico ou se vai ser granito, se os metais vão ser da marca X ou Y; Isso tudo porque a definição do material impacta diretamente nos custos; então essa etapa deve ficar bem definida entre as parte envolvidas.
- Orçamentos e Cronogramas: após as etapas citadas, partimos para o orçamento onde nossa equipe de cotação faz de 3 a 5 cotações para cada item do levantamento, com isso conseguimos obter o preço médio dos materiais e mão de obra e subsidiar o cliente com o custo total e real de sua obra. Em seguida iniciamos o cronograma financeiro, ou seja, onde o cliente define o tempo da obra e como vai dispor da verba apontada pelos orçamentos. Com os parâmetros financeiros definidos, partimos para o cronograma físico, ou seja, alocamos as verbas pré definidas dentro do período e definimos a sequencia dos serviços e quando iram começar e quando vão terminar para que a obra não tenha atrasos; isso é acompanhado dia a dia.


- Contratos de Serviços: Antes da execução costumamos deixar a maior parte dos serviços ou os mais honerosos previamente fechado com valores e prazos de entrega, isso para garantir que não haja variação nos valores e nosso cliente fique com respaldo legalmente com garantias e tudo que for previsto no código do consumidor.
- Controle e Acompanhamento: Nossa equipe acompanha desde a entrega do material até a aplicação dos mesmos. Isso é feito através de relatórios, lista de checagem e gráficos quando necessário, isso tudo é repassado ao nosso cliente com a periodicidade que desejar; e qualquer desvio no planejamento é informado imediatamente ao cliente.


- Medições / ou Ordem de Pagamento: As medições são documentos emitidos após o término de cada etapa dos serviços e certifica que os trabalhos foram terminados e executados dentro da qualidade e especificação contratada; tornando apto a receber o valor combinado pelo serviço.
Existem mais etapas, mas consideramos que essas são obrigatórias.